TURVO
Niteroi, RJ (2022)
Em Niterói, no extremo sudeste do Rio de Janeiro, a companhia de dança Grupo de Rua do Bruno Beltrão está tentando compreender o mundo violento ao seu redor. Por meio de sua arte, os dançarinos dão sua própria resposta ao governo Bolsonaro e suas práticas repressivas. Internacionalmente reconhecido como um refrescante inovador da cena hip hop, Beltrão presta muita atenção aos intensos tremores que emanam das realidades políticas de sua terra natal para traduzi-los em pulsos extremos de energia corporal.
Após a sua estreia no palco na Alemanha em Frankfurt, no dia 18 de abril de 2022, a obra em sua primeira turnê circulou 6 países da europa com 27 apresentações. Com mais temporadas no ano, foram mais de 50 apresentações.
Foto: Cosimo Trimboli
O Grupo de Rua de Niterói foi fundado em 1996, pelos coreógrafos Bruno Beltrão e Rodrigo Bernardi. Hoje, sob a direção apenas de Bruno Beltrão, a companhia já consolidada, pesquisa as relações entre a dança de rua e a dança contemporânea.
Foto: Cosimo Trimboli
O teatro inglês Sadlers Well’s apresentou o Grupo de Rua de Niterói como autor de um trabalho que está “distendendo os limites da dança contemporânea em um território inteiramente novo, misturando influências diversas, incluindo o hip-hop, para criar uma linguagem coreográfica totalmente renovada.
Foto: Autor Desconhecido
Vídeo Teaser Kuopio Dance Festival
Elenco:
Wallyson Amorim
Antonio Carlos
Silvia Kamyla
Leonardo Laureano
Renann Fontoura
Eduardo Hermanson
Camila Dias
Alcir Junior
Leandro Rodrigues
Ronielson Araújo
​
Direção:
Bruno Beltrão
​
Assistente de Direção:
Gilson Cruz
​
Cenário
Anderson Dias
​
Em colaboração com
Something Great
​
Coprodução
Künstlerhaus Mousonturm, Festival d’Automne à Paris & Centquatre, Kunstenfestivaldesarts, Wiener Festwochen, SPRING Performing Arts Festival, Sadler Wells, Kampnagel, Onassis STEGI, Culturgest Lisboa, Teatro Municipal do Porto, Romaeuropa, Charleroi Danse, Le Maillon - Théâtre de Strasbourg, Cité Musicale-Metz
​
Difusão Internacional
Something Great
​
​
Apoio
Goethe Institut